Aviso: RigorTático em Manutenção      

Académica Arouca Belenenses Benfica Boavista Estoril FC Porto Gil Vicente Marítimo Moreirense Nacional P. Ferreira Penafiel Rio Ave SC Braga Sporting V. Guimarães V. Setúbal Champions League Europa League

FC PORTO: Crise de resultados, falta de motivação e lenços brancos contra Paulo Fonseca que, ao contrário dos últimos treinadores, ainda não tinha tido qualquer experiência no Porto



3º FC Porto (42pt):  A época de 2012/2013 ficará na memória de todos os portistas como a época do título do minuto 92, do clássico entre o Porto e o Benfica, no Estádio do Dragão, a 11 de maio: Após passe de Liedson, Kelvin teve o momento do ano quando rematou de primeira e marcou o golo que praticamente garantiu a conquista do campeonato, diante do Benfica, sagrando-se tricampeões nacionais. A conquista do campeonato sem derrotas, algo que apenas André Villas-Boas tinha conseguido, fez parecer normal um ano em que a equipa do FC Porto e, especialmente, Vítor Pereira foram criticados.

A nova época deu início a uma grande mudança no reino do dragão. João Moutinho e James Rodríguez saíram para o Mónaco (por 75M), Vítor Pereira não renovou e Paulo Fonseca, que tinha feito uma grande época no Paços de Ferreria, foi contratado para treinador da equipa azul-e-branca. Ao reino do dragão chegaram também vários atletas: Diego Reyes, Héctor Herrera, Licá, Josué, Quintero, Carlos Eduardo e Ghilas foram as principais contrataçoes dos dragões. Paulo Fonseca iniciou bem a temporada e conquistou a Supertaça frente ao Vitória de Guimarães.

No entanto, esta época, o FC Porto está a ter dificuldades em mostrar o futebol que tem habituado os seus adeptos nos últimos anos. O campeonato está longe de estar a correr e os campeões nacionais encontram-se, à jornada 20, no 3º lugar com 42 pontos, 13 vitorias, 3 empates e 4 derrotas. No ínicio, Fonseca tentou mudar o sistema táctico da equipa, mas a equipa não conseguiu dar os resultados que esperava, teve alguns empates e até acabou por perder frente à Académica pondo fim a um série de 53 jogos consecutivos sem perder para campeonato. Paulo Fonseca acabou por voltar ao esquema antigo e as vitórias voltaram até ao jogo da Luz onde perdeu com o rival Benfica. No mercado de inverno, Lucho decidiu sair do clube e Fonseca fez regressar Ricardo Quaresma. Na 2ª volta, o Porto ganhou ao Setúbal, ao Paços e ao Gil Vicente e perdeu com o Marítimo e com o Estoril. A derrota com o Estoril ficou marcada pelo ponto final de 5 anos sem perder no Estádio do Dragão. O Porto está agora a 7 pontos do 1º lugar.

A participação nas competições europeias está a ser o grande calcanhar de Aquiles para Paulo Fonseca. Na Liga dos Campeões, o Porto foi sorteado com Atlético de Madrid, Zenit e Austria Wien e o grupo até parecia ser acessível para os azuis-e-brancos. Mas, apesar de terem sido cabeças-de-série no sorteio, o Porto apenas ganhou 1 jogo, empatou 2 e perdeu os outros 3, conquistou 5 pontos em 6 jogos e foi relegado para a Liga Europa. Os azuis e brancos nunca tinham tido uma prestação tão fraca na prova europeia. Na Liga Europa, o Porto disputou os dezasseis-avos de final com o Eintracht Frankfurt mas, apesar de ter uma equipa muito mais forte que a dos alemães, teve muitas dificuldades, consentiu golos, empatou os 2 jogos e apenas apurou-se pela regra dos golos marcados fora de casa. O Nápoles é o próximo adversário na competição.

Na taça de Portugal, os campeões nacionais estão nas meias finais, depois de derrotar o Trofense, o V.Guimarães, o Atlético e o Estoril, e vão defrontar em dois jogos o rival Benfica. Na taça da liga, os dragões foram sorteados no grupo B com o Sporting, o Marítmo e o Penafiel e conseguiram acabar em 1º lugar com 2 vitórias e 1 empate, qualificando-se para as meias-finais da prova onde também vão jogar com o rival Benfica.

Balanços até ao Momento: Sporting CPCD NacionalGD Estoril Praia, SC BragaVitoria Guimarães SCAcadémica de Coimbra, Rio Ave FC,Vitoria Setúbal FCCS MarítimoGil VicenteFC AroucaCF BelenensesFC Paços de Ferreira e SC Olhanense
Próximo dia: Balanço Sobre SL Benfica

ACOMPANHE TODOS OS RESULTADOS E ESTATÍSTICAS MINUTO A MINUTO E REVEJA AS SUAS APOSTAS - Livescore by: futebol.com