Aviso: RigorTático em Manutenção      

Académica Arouca Belenenses Benfica Boavista Estoril FC Porto Gil Vicente Marítimo Moreirense Nacional P. Ferreira Penafiel Rio Ave SC Braga Sporting V. Guimarães V. Setúbal Champions League Europa League

Vitória de Guimarães: D. Afonso Henriques à conquista da Europa




6º V. Guimarães (26pt): Quando Júlio Mendes chegou à presidência do Vitória o clube estava a passar por uma situação delicada em termos financeiros. Mas, mesmo tendo menos recursos do que o habitual, isso não tem impedido uma galvanização de êxitos desportivos com Os Vimaranenses a provaram conseguir viver acima das suas possibilidades, construíndo um clube á base da importância da formação como caminhada para sucesso. Os resultados foram bastante visíveis e estenderam-se a quase todos os prismas. No campo, a equipa vimaranense chegou até à 28ª jornada em 5º lugar, só as derrotas nas duas últimas jornadas da época passada colocaram a equipa de Rui Vitória no nono lugar. Mesmo assim, o Vitória conquistaria de forma brilhante a Taça de Portugal, no Jamor frente ao Benfica, numa nota histórica (primeira Taça do historial) que resultou na ida às competições europeias.
A nova época começou com um aspeto desportivo positivo: conseguiram uma boa ação financeira após ganharem dinheiro com a venda de alguns jogadores e terem reduzido de forma considerável o seu passivo. O Vitória começou por enfrentar o FC Porto na Supertaça, mas os vencedores da taça de portugal não conseguiram superiorizar-se frente aos campeões nacionais e perderam no Muncipal de Aveiro por 3-0. Na Liga Europa, a equipa de Guimarães integrou-se no Grupo I com o Lyon, o Real Betis e o HNK Rijeka. A formação de Rui Vitoria até começou muito bem a campanha na Europa com uma vitoria por 4-0 frente aos croatas (com esta vitoria os vimaranenses foram a única equipa portuguesa a conseguir uma vitória, este ano, na fase de grupos da competição), mas ao longo da competição somou apenas dois empates e três derrotas, acabando por ficar na terceira posição com 5 pontos, superados pelos espanhóis do Betis e os franceses do Lyon.
No campeonato, o Guimarães chegou ao final da primeira volta a um ponto da zona europeia, com 7 vitorias, 2 empates e 6 derrotas. Os pupilos de Rui Vitória abriram a segunda vitória com a sua 8ª vitória frente ao Olhanense que originou o quarto lugar no fim dessa jornada. A equipa acabou por cair para a 6ª posição com 26 pontos depois de perder frente ao Nacional em casa por 1-2. Na Taça de Portugal, os defensores do título cairam na quarta eliminatória no D. Afonso Henrique frente ao FC Porto por 2-0. Por ter apenas conquistado um lugar no meio da tabela na época passado, o Vitória de Guimarães disputou a Taça da Liga mais cedo onde acabou por ser eliminado de forma surpreendente pelo Leixões por um resultado conjunto de 4-2 nas duas mãos.

Próximo dia: Balanço Sobre Estoril de Praia

ACOMPANHE TODOS OS RESULTADOS E ESTATÍSTICAS MINUTO A MINUTO E REVEJA AS SUAS APOSTAS - Livescore by: futebol.com